Obesidade infantil e diabetes tipo 2

Quando uma criança é diagnosticada com diabetes, isso é comumente referido como diabetes juvenil ou diabetes tipo 1. Este tipo de diabetes não está relacionado ao estilo de vida de uma criança, é um doença autoimune que resulta na necessidade de injeções de insulina para que os alimentos sejam transformados em energia corretamente. Nos últimos anos, tem havido um aumento no número de crianças que foram diagnosticados com diabetes tipo 2. Esta é uma tendência alarmante e que pode ser atenuada porque a ligação entre crianças e diabetes tipo 2 é a obesidade infantil.

Como é relativamente novo que as crianças estão sendo diagnosticadas com diabetes tipo 2, não há muito de informações ou estudos sobre ele atualmente. Mas o que se sabe é que os pais precisam levar ação imediatamente. Uma vez que uma criança é diagnosticada em uma idade mais avançada, não há muito isso pode ser feito, exceto para controlar a doença. Mas se uma criança mais nova é obesa e faz mudanças no estilo de vida saudável que resultam em perda de peso, há uma chance de que o diabetes tipo 2 pode ser evitado.

Alguns dos primeiros sinais de alerta de que seu filho pode ter diabetes incluem:

  • Um aumento repentino na sede que parece nunca ser saciado
  • Maior necessidade de urinar
  • Manchas escuras na pele - geralmente encontradas nas dobras da pele, ao redor do pescoço ou ao redor dos olhos


Como existem muitas outras doenças e complicações que podem surgir se o seu filho for obeso, é melhor procurar ajuda médica para seu filho. Entre você e seus cuidados de saúde profissional, um plano pode ser feito e colocado em prática para colocar seu filho na estrada para um peso mais saudável e um estilo de vida mais ativo. Seu filho pode ser resistente no início, mas por envolvendo-os no processo e na persistência as mudanças podem ser feitas.